CARACTERÍSTICAS

Assim como carrapatos, escorpiões e ácaros, as aranhas pertencem à classe Arachnida. Existem aproximadamente 35.000 espécies de aranhas e elas habitam praticamente todas as regiões do planeta. Elas têm grande importância ecológica, pois são predadoras naturais capazes de regular a população de insetos que poderiam se tornar pragas em grande população.

Distinguem-se dos insetos por não possuírem asas e antenas, por apresentarem quatro pares de pernas e por produzem teia. A maioria das aranhas possui quatro pares de patas e quatro pares de olhos, mas, em algumas espécies, alguns destes pares de olhos podem estar ausentes.

As aranhas possuem ferrões para inoculação do veneno, que é utilizado na captura de presas e como agente de defesa.

ONDE HABITAM

A maioria das aranhas é reservada e gosta de ambientes escuros e áreas protegidas, podendo ser encontrada tanto dentro, como fora de casa. Elas tecem suas teias para pegar suas presas. Algumas aranhas precisam de muita umidade e podem ser encontradas em banheiros, porões, espaços pequenos, depósitos e sótãos.

RISCOS À SAÚDE

Apenas algumas espécies podem ser venenosas para seres humanos, mas, mesmo assim, elas geram medo e repulsa à população. Suas picadas podem parecer imperceptíveis, uma vez que, muitas vezes, anestesiam a região.