CARACTERÍSTICAS

Na área urbana, destacam-se as traças dos livros pertencentes à Ordem Thysanura e as traças das roupas.

Nas áreas rurais, há um grande número de espécies de traças que causam enormes prejuízos à agricultura.

Traças dos livros são muito comuns em residências. Possuem apêndices caudais longos e alimentam-se de substâncias com proteínas, amido e açúcar, podendo consumir cereais, farinhas úmidas, papéis que contenham cola, etc. O desenvolvimento ocorre sem metamorfose, dessa forma os jovens assemelham-se aos adultos. O período de desenvolvimento depende das condições climáticas, mas geralmente ocorre em cerca de um ano.

Diferentemente de outras traças, as traças de roupa não são atraídas pela luz. Estas sofrem metamorfose completa, passando pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto. Os ovos são depositados em tecidos e neles ficam aderidos. As larvas têm um casulo em forma de losango e são encontradas em superfícies de paredes, móveis, roupas, armários, etc. É a larva que se alimenta e destrói os tecidos. Os indivíduos adultos são alados, mas voam pouco.

ONDE HABITAM

Geralmente são encontrados em locais escuros, como armários e gavetas. A umidade tem grande influência no desenvolvimento destes insetos, sendo o ambiente ideal bastante úmido e quente, além de escuro. Gostam de fibras naturais e alimentam-se de tecidos como seda, lã, caxemira, angorá e pele.

RISCOS À SAÚDE

As traças não oferecem um risco para a saúde humana.