Descupinização é o ato de fazer o controle e prevenção de cupins. O cupim é considerado uma praga silenciosa que causa muitos danos e prejuízos aos patrimônios. O tratamento pode ser de caráter preventivo a fim de evitar a ação dos cupins, ou ainda para controle em áreas onde o inseto já esteja agindo.

Inicialmente os técnicos da A Baratinha, realizam uma análise do local para identificação do tipo de cupim, e posteriormente determinar qual o método mais adequado para a realização do trabalho.

Os métodos utilizados podem ser variados, tais como pulverização, pincelamento, injeção, entre outros. Durante a realização do serviço de descupinização, alérgicos, gestantes, crianças, idosos e animais, devem se ausentar por um período de 24 horas, sendo necessária a desocupação dos móveis que serão tratados para aplicação do produto.

Após a execução do serviço, deve-se realizar a limpeza usando somente pano úmido nos locais aplicados por um período de 03 dias, somente depois deste prazo pode ser feita a limpeza com produtos químicos como detergente, água sanitária, etc.